A primeira Escola Primária da Ribeirinha foi fundada em 1886 e funcionou num edifício particular sito à Rua Direita, segunda parte, destinando-se apenas às crianças do sexo feminino.
Só em 1902 é que se criou uma escola masculina.
Nos últimos anos, o crescente aumento da população escolar obrigou a uma remodelação e ampliação do edifício escolar.
Durante o período das obras, as aulas, na EB1/JI de Ribeirinha, decorreram em dois edifícios distintos: num edifício do Salão paroquial (sete salas) e nas instalações da Casa do Povo (cinco salas).
Nestas últimas instalações funcionou ainda um espaço de refeitório e uma pequena sala para apoio aos alunos.
É de salientar que esta situação de divisão de alunos, por diferentes espaços, durou dois anos letivos, tempo de duração das obras.

As obras terminaram em 2013 e, em setembro do mesmo ano, foi inaugurada a escola remodelada, com a presença do Senhor Secretário Regional da Educação, a Senhora Diretora Regional da Educação, o Senhor Presidente da CMRG, o Senhor Presidente do Conselho Executivo da EBI, entre outras entidades e comunidade educativa.
As novas instalações organizadas por dois pisos, possuem sete salas de aulas, um ginásio para a prática das aulas de educação física, um refeitório com a capacidade para oitenta crianças, uma biblioteca (que é ao mesmo tempo sala de informática), instalações sanitárias em ambos os pisos, uma reprografia, sala de reuniões, arrecadações, sala de professores e sala de auxiliares. A estas instalações juntam-se as oito salas do edifício Plano Centenário, que foram remodeladas, anexando as novas instalações.

Galerias